RESUMO: Apesar do grande progresso da produção agroecológica frente à
agricultura convencional, ainda há muito a ser feito para que haja maior
conscientização e consumo dos alimentos orgânicos. O governo brasileiro
tem provido um ambiente cada vez mais favorável para o cultivo de
produtos orgânicos com a aprovação de leis e instruções normativas
específicas para o desenvolvimento deste mercado. Este trabalho visa
analisar as inovações observadas na comercialização, distribuição e
divulgação dos alimentos orgânicos para compreender a situação atual
deste mercado e de que forma contribuem para que haja uma diminuição nos
custos de produção e, consequentemente, nos preços. Para tanto, será
apresentada a literatura pertinente à evolução das inovações no meio
agrícola como processo histórico para se alcançar as inovações presentes
no mercado de alimentos orgânicos nos dias de hoje. Serão expostas as
visões de teóricos das correntes Clássica, Marxista, Neoclássica,
Schumpeteriana e Neo-Schumpeteriana. Será analisada ainda a legislação
vigente e as perspectivas futuras para melhorias da agricultura
orgânica. Nesta pesquisa, foram utilizadas fontes de informações
primárias e secundárias para uma discussão concisa com os dados e
resultados provenientes da literatura estudada.
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FONTE: http://www.lume.ufrgs.br