Impostômetro

21 de maio de 2013

Shopping Eldorado reduz produção de lixo com horta orgânica

Pensar no futuro, promovendo a sustentabilidade em pequenas ações. Assim fez o Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, com sua iniciativa de construir uma horta totalmente orgânica, que chamou a atenção recentemente.


Horta 300x262 Shopping Eldorado reduz produção de lixo com horta orgânica
Horta já está em sua segunda colheita

O jornal Mais Notícias entrou em contato com o shopping para saber mais sobre a ideia inovadora: “Nosso projeto de sustentabilidade começou em 2011 e envolve várias ações, dentre elas, a compostagem e o Telhado Verde, que foi iniciado em maio de 2012 motivado pela necessidade de se usar o adubo vindo da compostagem. Até a criação do telhado, o adubo era doado para hortas comunitárias, como a Horta das Corujas”, explica o shopping via Assessoria.
A ideia surgiu como solução para gestão dos resíduos orgânicos. Desde o início da ação, há quatorze meses, a horta começou a funcionar e não parou de produzir: “depois de um teste conceito de trinta dias, hoje já são 1000 m² de horta e, até o fim do ano, devemos completar todo o telhado, de 9800 m². Já estamos na segunda colheita, sendo toda a produção destinada aos nossos colaboradores. A horta é inteiramente plantada com o composto/adubo processado aqui no shopping”.
Hoje o projeto processa “cerca de quatorze toneladas de resíduo orgânico por mês”, oriundo da Praça de Alimentação (somente sobras das refeições dos clientes). “Já iniciamos a inclusão das cozinhas dos restaurantes. Nosso objetivo é, em até cinco anos, reciclar 100% do lixo, compostando o orgânico e reciclando todo o restante, não enviando mais nenhum resíduo para os aterros”.
Para realizar o processo de compostagem, os alimentos como arroz, feijão, hambúrguer, pão, osso de frango, salada e serragem feita de madeira ecológica são misturados com bactérias especialistas em comer e digerir resíduos orgânicos com grande rapidez. Tudo é levado à betoneira por seis horas.
Para finalizar, o composto fica alguns dias descansando ao ar livre, exposto, por exemplo, ao sol e calor, ajudando a esterilizar e preparar para a terra para semear. “Diariamente, toda a sobra de comida nos pratos dos clientes é compostada, cerca de 300 kg por dia que se transformam em 300 kg de adubo, não há perda”. Tudo é fiscalizado por um engenheiro agrônomo.
Com a compostagem e a reciclagem, o shopping reaproveita 25% das 300 toneladas de lixo mensais, assim o Shopping Eldorado leva menos lixo para aterros sanitários. A iniciativa demonstra que é possível fazer algumas mudanças, que ajudam na economia e ao mesmo tempo trazem benefícios ao meio ambiente. Todos os alimentos produzidos pela horta são distribuídos para os funcionários após a colheita.