Impostômetro

17 de agosto de 2013

Unisol promove Feira de Economia Solidária no Acre

A piscicultura é uma das áreas a serem prestigiadas no evento
A piscicultura é uma das áreas a serem prestigiadas no evento
A Unisol Brasil, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT-AC), vai realizar a 1ª Feira Estadual de Economia Solidária: empreendimentos da agricultura familiar e pequenos negócios, de 28 a 31 de agosto, das 5h às 18h, no Mercado Municipal Francisco de Assis Marinheiro, na Estação Experimental, em Rio Branco, capital do Acre. A abertura oficial está marcada para as 8h30.
De acordo com o colaborador da Unisol Brasil no estado do Acre, Carlos Omar, a expectativa é contar com a participação de 50 empreendimentos dos segmentos de agricultura familiar, piscicultura, alimentação, reciclagem e cooperativas sociais. Cerca de 300 trabalhadores serão mobilizados para atuarem durante o evento, que priorizará os afiliados dentro do estado. Espera-se um público aproximado de 15 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
O objetivo da 1ª Feira Estadual de Economia Solidária é gerar oportunidades de comércio aos afiliados e dar visibilidade ao setor. “Além disso, queremos fortalecer as políticas pelas quais trabalhamos nos últimos cinco anos”, afirmou Omar.
Paralelamente, haverá palestra sobre a política regional e nacional de economia solidária e um painel sobre as cidades que integram o território do Baixo Acre, formado pelas cidades de Bujari, Porto Acre, Pláscido de Castro, Senador Guiomard, Capixaba, Acrelândia e Rio Branco.
Atualmente, a Unisol Brasil conta com cerca de 50 empreendimentos afiliados no estado do Acre que, juntos, empregam cerca de 4,5 mil trabalhadores. O Mercado Municipal Francisco de Assis Marinheiro fica na Avenida Ceará, s/n.


Hortas orgânicas geram renda para famílias do Mato Grosso do Sul

Agricultores montam horta orgânica em Batayporã
Agricultores montam horta orgânica em Batayporã
Já estão em operação as primeiras sete de um total de 15 hortas do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável de Batayporã (MS). Implantadas por meio de uma parceria entre a Adeporã (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Batayporã) e a Fundação Interamericana, dos Estados Unidos, as hortas tem como objetivo gerar renda para assentados e agricultores familiares por meio da agricultura orgânica.
A escolha das famílias atendidas levou em consideração fatores como a aptidão para o cultivo de hortigranjeiros, tempo de trabalho e renda familiar. Antes da montagem da horta, os trabalhadores receberam um curso de formação de um instrutor do Sebrae/MS.
O principal destaque do sistema é a ausência de agrotóxicos e de fertilizantes artificiais durante o plantio. A ideia é que o produtor aproveite ao máximo os restos de sua produção para a produção dos implementos. “O agricultor foi orientado para que aprenda a produzir um adubo com esterco de galinha e restos de milho, por exemplo”, destaca Sidney Olegário, presidente da Adeporã e coordenador da Unisol Brasil no Centro-oeste.
O resultado disso são produtos mais saudáveis, e com um custo de produção até 30% menor do que o necessário para a lavoura tradicional. “Com essas técnicas, o produtor pode até cobrar mais pelos seus produtos, aumentando a sua margem de lucro”, finaliza Olegário.