Impostômetro

2 de abril de 2013

Tecnologias para agricultura orgânica são apresentadas na Bio Brazil Fair


Tecnologias para agricultura orgânica são apresentadas na Bio Brazil Fair (07/05/2007)
Ações do documento
  •  
A Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento, apresentará na Bio Brazil Fair 2007(São Paulo/RJ), de 3 a 6 de maio em São Paulo, tecnologias voltadas para a redução dos impactos da agricultura no meio ambiente, como por exemplo, a prática de Adubação Verde , Cobertura Viva do Solo com Leguminosas e o Sistema Integrado de Produção Agroecológica. O público do evento poderá ainda degustar biscoitos de araruta orgânica cultivada na Fazendinha Agroecológica e processados pela Embrapa Agroindústria de Alimentos.  Também serão apresentadas miniaturas de minhocários de bambu  e de acrílico para que os visitantes possam conhecer e entender como acontece o processo de vermicompostagem e produção de húmus

Para quem busca informações sobre agricultura orgânica, a Embrapa Agrobiologia vai apresentar ao público do evento os livros: Agricultura Orgânica - uma estratégia para o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis , A História do Seu João das Alfaces, Adubação Verde com Leguminosas e 

Adubação verde

A adubação verde é uma prática que consiste no plantio de espécies capazes de reciclar os nutrientes para tornar o solo mais fértil e consequentemente mais produtivo. A Embrapa Agrobiologia vem pesquisando o uso de plantas que servem como adubos verdes, em especial as leguminosas. Estas espécies são capazes de se associar a bactérias presentes no solo e transformar o nitrogênio do ar em compostos nitrogenados. 

O uso de adubos verdes significa também uma economia para o agricultor porque ele pode reduzir ou até eliminar o uso de fertilizantes minerais nitrogenados. Além disso, a adubação verde contribui para uma maior sustentabilidade da agricultura, garantindo a conservação de recursos naturais. 

Cobertura Viva do Solo com Leguminosas

A técnica de cobertura viva com leguminosas consiste em utilizar plantas da família das leguminosas para cobrir todo o solo na área de cultivo. São várias as vantagens do uso desta cobertura viva,  entre elas, está o controle da erosão pois a superfície do solo nunca fica desprotegida ao contrário do plantio convencional.           Outra vantagem é que o uso de coberturas vivas protege o solo de chuvas intensas, além de favorecer a reciclagem de nutrientes e estimular os efeitos benéficos trazidos pelos microrganismos. No caso de leguminosas, plantas capazes de se associar a bactérias fixadoras de nitrogênio, as coberturas vivas ainda contribuem para o fornecimento desse nutriente para as plantas cultivadas.

Sistema Integrado de Produção Agroecológica-SIPA

Criada em 199O, o SIPA (Sistema Integrado de Produção Agroecológica), também é conhecido como Fazendinha Agroecológica Km, tem sido a base para as pesquisas em agricultura orgânica realizadas pela Embrapa Agrobiologia. O projeto é uma parceria entre a Embrapa (Embrapa Agrobiologia/Embrapa Solos), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Pesagro – Rio (Estação Experimental de Seropédica). Trata-se de uma área de aproximadamente 60 hectares, situada na Baixada Fluminense (RJ). A Fazendinha  propicia pesquisas de campo, dentro de um sistema multidiversificado, sem o uso de agroquímicos sintéticos, enfatizando a integração lavoura-pecuária.

Num solo considerado pouco fértil, são cultivadas, sem o uso de agrotóxicos,  mais de 50 espécies de plantas, incluindo frutíferas variadas, hortaliças e cereais.  A Fazendinha oferece ainda treinamento e capacitação para estudantes de todos os níveis, profissionais das Ciências Agrárias e agricultores. 

A Bio Brazil Fair – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia acontece de 3 a 6  de maio, pelo terceiro ano consecutivo, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.  O evento que apresentará aos visitantes profissionais e público em geral as novidades no setor de orgânicos e espera receber 20 mil pessoas, superando os 18.700 visitantes de 2006.



Ana Lucia Ferreira(MTb 16913/RJ)
Contatos:(21) 2682-1500   R:237/245
analucia@cnpab.embrapa.br


Nenhum comentário: