Impostômetro

3 de abril de 2013

SITUAÇÃO DO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AS FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO NO BRASIL



SITUAÇÃO DO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AS FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO NO BRASIL


RESUMO: A agricultura orgânica tem se desenvolvido rapidamente no mundo nos últimos anos, com uma taxa média de crescimento ao redor de 25%. No Brasil, há um crescente aumento no número de produtores familiares e de grandes produtores ligados a empresas privadas, relacionados ao mercado interno e externo, respectivamente. Entretanto, o mercado é ainda um dos principais desafios a ser superado. Este trabalho consiste numa revisão de literatura que pretende ressaltar o tamanho da agricultura orgânica e suas características mercadológicas no Brasil e no mundo. Abordam-se as características brasileiras referentes à exportação e, também, ao mercado interno, com enfoque nas formas de comercialização utilizadas por pequenos e grandes produtores, certificação orgânica e precificação. 
Observa-se que as exportações estão seguindo a mesma lógica brasileira de produtos convencionais para abertura de mercado e também a existência de altas expectativas com a regulamentação da lei que influenciaram toda a cadeia de produtos orgânicos.

PARA CONTINUAR LENDO O DOCUMENTO, ACESSE:

Postar um comentário